NEWS

CONSTRUINDO UMA ESTRATÉGIA DE MARCA

Como construir inovação com os instrumentos que sua associação já possui?

Organizações do terceiro setor podem não se definir como uma “marca”, mas já parou para pensar como esta perspectiva pode mudar muitas situações? A mudança pode acontecer principalmente diante da necessidade de criar uma estratégia de branding para se tornar mais reconhecível. Pense além para chegar a inovação!

A palavra “marca” é geralmente associada ao mundo com fins lucrativos, mas qualquer organização pode cultivar sua própria personalidade. Para isso, é necessário envolver algo que reflita seus atributos tangíveis e intangíveis, como seus valores, tom ou voz. “Crie uma única e consistente mensagem, direcionando sua estratégia de marketing”, é o que diz Natasha Lane no blog americano Engajando voluntários.

Entretanto, criar uma identidade de marca reconhecível pode ser um desafio para organizações sem fins lucrativos, pois nem sempre não contam com produtos ou serviços para venda. A especialista em branding e marketing digital, Natasha Lane, compartilha três táticas para usar em suas estratégias de branding:

Conte uma história
“Não importa o negócio, o público espera uma história. Eles querem significado e conexão; desejam construir um relacionamento com a marca”, conta Lane.

Estabeleça parcerias
Faça parcerias com organizações sem fins lucrativos e com fins lucrativos que se alinhem à sua missão de ganhar visibilidade com públicos que talvez você não tivesse.

Construa a marca em todos os níveis
Natasha Lane acrescenta: “marcas e histórias fortes unificarão seus funcionários e apoiadores em torno de uma causa específica, estimulando-os a trabalhar duro em suas funções para apoiar o trabalho importante de sua organização”.

Ideias são fáceis, a execução é difícil
O problema com a inovação é que ela é frequentemente discutida em termos de concepção, mas há mais do que isso. Em um post no Medium, o autor e colaborador da Inc., Greg Satell, diz que a forma como a inovação é conduzida à vida é mais importante do que a faísca original.

Claro, não há script específico para isso. “A verdade é que não existe um só caminho para a inovação. Todo mundo tem que encontrar seu próprio caminho. Só porque alguém teve sucesso com uma estratégia não significa que é certo para o problema que você precisa resolver. Portanto, o melhor conselho é reunir o máximo possível de instrumentos para a sua caixa de ferramentas.”