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Fator ABCASA: dois anos de trajetória e mais de 500 associados

Qual é o diferencial desta associação?

Mais de 50 mil pessoas em dois eventos anuais. Expositores em fila para participar da maior feira do setor na América Latina. Conteúdo e relacionamento direto com o associado. Com aproximadamente dois anos, a ABCASA já mudou as perspectivas de todo um setor. Qual é a receita para crescer exponencialmente em tão pouco tempo?

A Associação Brasileira de Artigos para Casa, Decoração, Presentes, Utilidades Domésticas, Festas e Flores (ABCASA) nasceu da união de empreendedores com a intenção de defender seus interesses. Os fundadores consideravam que este setor era pouco organizado na economia e, através de pesquisas setoriais, descobriram que juntos movimentam R$ 25 bilhões por ano no país.

Com muito a mostrar e uma vontade ímpar em atender o associado, a ABCASA direciona o cuidado no relacionamento pessoal, unindo esforços de 42 colaboradores em um tratamento exclusivo e personalizado.

A representatividade do setor no país

A produção nacional de artigos para casa, decoração, presentes e utilidades domésticas já soma 21.9 mil unidades produtoras no país. São cerca de 344.7 mil vagas de emprego geradas em todas as regiões do Brasil.

Na esfera de vendas por varejo, a movimentação ficou em torno dos R$ 54.1 bilhões em 2017, através de 183,5 mil pontos de venda.

Para a ABCASA a representação de associados por regiões fica da seguinte forma:

• 67% Sudeste
• 5% Nordeste
• 3% Região Norte
• 4% Centro-Oeste
• 21% Sul

Organização e planejamento

Para alcançar bons resultados em tão pouco tempo, a ABCASA expandiu os cuidados para que a organização diária não fosse um obstáculo. Portanto, tudo é medido, pesado e planejado com muita antecedência.

Diante de um perfil que cumpre uma grande agenda de entregas, muitos processos já foram enraizados entre a equipe, que joga como um time e têm dado resultados importantes.

Esta é a estrutura organizacional da ABCASA:

– Presidente eleito
– Diretoria
– Conselho
– Comitês

ABCASA Fair – A vitrine da associação

É a maior feira do setor da América Latina e voltada para o público B2B. São cerca de 50 mil visitantes profissionais entre lojistas, arquitetos, decoradores, designers e outros.

É o local ideal para descobrir novas tendências, lançamentos e fechar negócios. A feira acontece duas vezes por ano, tradicionalmente nos meses de fevereiro e agosto. “Na verdade, a feira é um grande ponto de encontro. Ali você tangibiliza tudo o que organiza e o setor que você movimenta. É onde as pessoas enxergam a magnitude do setor, mas existe muita coisa por trás disso”, afirma Flávio Pignataro, gerente de Marketing da ABCASA

Flávio conta que toda receita gerada na feira é voltada para reinvestir no próprio setor. “Não fica em caixa. Acaba sendo investida de todas as formas, na capacitação, no desenvolvimento e estudo do setor, parcerias e em BackOffice”.

 

Visibilidade internacional

Uma das grandes ações desempenhadas pela ABCASA foi colocar o Brasil novamente no mapa de uma das principais premiações do setor, o Prêmio GIA – Global Innovation Awards.

A partir de agora, todos os empreendimentos deste setor no Brasil poderão participar da maior premiação mundial do varejo de artigos para casa.

Com esta visibilidade, a associação demonstra o destaque que dá ao associado, gerando valor. Neste prêmio podem concorrer desde pequenos produtores, com um negócio familiar, até mesmo grandes nomes do setor de decorativo.

Assim, toda a reputação e prestígio são resultados voltados para o associado. A ABCASA é o meio pelo qual as empresas podem conquistar espaço, visibilidade, destreza e aprimorar suas habilidades.

 

Onde o associado vê valor?

Algumas empresas de âmbito mundial descobriram a receita de um atendimento ideal. É este o valor que o consumidor encontra como diferencial para sua escolha. Um exemplo memorável usado em palestras de incentivo e inspiração ao redor do mundo, é o modo como empresa de calçados Zappos atende aos clientes.

O diferencial é o tratamento personalizado e voltado exclusivamente para cada caso e atender às demandas de cada pessoa, com foco em propor soluções individualizadas. Este também é o comportamento da ABCASA com seus associados.

“A demanda do associado é o que estimula a associação a crescer. É o que somos hoje, devido a este formato. Ela não veio formada dentro de uma caixinha que você abre e fala ‘é isso que vamos fazer’. Hoje, o que nos estimula é respeitar a demanda do associado. Porque a gente atende a um setor. Se ignorarmos suas necessidades ou irmos contra suas demandas, não faria o menor sentido”, declara Flávio Pignataro.

O diálogo constante e os auxílios ofertados são muito amplos. A ABCASA está à disposição do associado para atender desde demandas como problemas de envios de e-mail marketing, até mesmo em instruções mais robustas.

O assessor de imprensa da instituição, Thell de Castro, reitera: “os associados requerem muitas demandas para a ABCASA e, na medida do possível, elas são atendidas, mas as ideias vêm deles”.


Benefícios para associados

A associação tem um produto que oferece aos associados, chamado ABCASA Benefícios. É um programa de parcerias que está dentro de uma plataforma online. Hoje é possível ter um cartão de plástico, como os tradicionais para adquirir os benefícios. É aberto para todo o mercado profissional que atua neste segmento.

São mais de 120 parceiros, alguns de varejo com descontos mais pontuais e parcerias bem estratégicas voltadas para o segmento do associado e suas necessidades empresariais.

“São vários formatos e vendas corporativas dentro da plataforma, que são as parcerias mais complexas. Então, existe um núcleo da ABCASA voltado só para desenvolver novos parceiros”, conta Miryam Tolloto, Gerente de Parcerias e de Desenvolvimento da ABCASA.


O fator ABCASA

Com todo o diálogo, atenção ao associado, e destaque a suas necessidades como um direcionamento na rotina, a ABCASA está em constante crescimento. Sendo a única representante de um setor de extrema relevância para o país, ela consegue equalizar suas funcionalidades com muita inovação.

Ainda há um longo caminho a ser firmado e, consequentemente, uma expansão de recursos e de técnicas para manter seu DNA alinhado com os pilares que foram estabelecidos nestes dois anos de trajetória.
A exemplo de grande parte dos negócios em escala mundial, cada vez mais a indicação é olhar atentamente para o associado conforme suas necessidades específicas.

Desta forma, associações seguem o seu propósito em ser o ponto focal de desenvolvimento para seus membros associados.