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Instagram: como otimizar o uso da ferramenta para conquistar membros?

Timelines organizadas podem ampliar o alcance de sua instituição

O Instagram oferece uma oportunidade única para alcançar novas pessoas. Por isso, organizar as postagens do perfil de sua entidade pode aumentar o número de seguidores e divulgar sua missão.
Não é segredo que o Instagram é uma potência social: a plataforma tem 1 bilhão de usuários, com mais de 500 milhões de acessos diários, de acordo com pesquisa da Hootsuite.

Para organizações sem fins lucrativos, o Instagram abriga a oportunidade de alcançar novos e diversos públicos, esclarecendo-os sobre sua mensagem e, esperançosamente, recrutando-os para se envolverem. Mas, para ir do ponto A (encontrar sua organização no Instagram) até o ponto B (transformar um seguidor em membro), você deve organizar as postagens apropriadamente.

“Muitas postagens de mídia social podem ser superficiais, especialmente em uma rede social tão visual como o Instagram”, diz Lilach Bullock em um post no blog da GuideStar. “No entanto, não é tudo sobre beleza e aparência: as pessoas geralmente estão genuinamente interessadas em ampliar seus conhecimentos e aprender algo novo.”

Além de postagens que educam os usuários, Bullock diz que postagens que elevam, inspiram ou que são constituídas por outros seguidores que compartilham a mesma missão também podem atrair novas pessoas.

“Compartilhar as postagens das pessoas em seu próprio Instagram não significa necessariamente que você terá mais envolvimento, mas pode ser uma ótima maneira de aumentar a conscientização sobre sua organização sem fins lucrativos e incentivar seus seguidores a continuarem divulgando a notícia”, diz ela.

Usuários brasileiros
Em maio deste ano, uma pesquisa publicada pela Opinion Box revelou que 50% dos brasileiros já comprou produtos ou contratou serviços que descobriram no Instagram. Esta é uma informação que corrobora com a tendência das pessoas em responderem positivamente ao apelo da plataforma.

Um dos cases mais inspiradores que podemos usar como exemplo é o engajamento que uma campanha do GreenPeace Brasil conquistou após usar o recurso de Stories da ferramenta.

Em um vídeo de 13 segundos compartilhado em um prazo de 10 dias, a campanha Marcha dos Pinguins pelo Mundo conquistou 2633 assinaturas em sua petição, a um custo 5.7 vezes menor do que a meta estabelecida previamente.

Dicas do Instagram para ter campanhas de sucesso
A própria plataforma do Instagram oferece dicas de como usar efetivamente seus recursos para engajar o público. Confira abaixo as ideias compartilhadas pela rede social:

1. Destaque-se
Na hora de criar os seus anúncios, insira elementos da sua marca, como as cores da identidade visual, logo, produtos ou serviços. Assim é possível aumentar a lembrança do seu negócio entre as pessoas impactadas por suas campanhas.

2. Crie para o celular
O celular está muito presente no dia a dia das pessoas, seja na hora de acordar com o despertador, de pedir comida via aplicativos, entre outras atividades. Pensando nisso, a sua marca deve investir em conteúdos pensados para serem vistos diretamente pelo celular de seu público-alvo.

3. Use a tela inteira
Com o celular, a sua marca deve aproveitar a tela inteira do dispositivo para chamar a atenção das pessoas. Por isso, recomendamos o uso de formatos verticais que são mais imersivos no Instagram Stories, seja em um Carrossel ou Experiência Instantânea (o antigo Canvas).

4. Defina o objetivo do seu negócio
Antes de criar uma campanha, pense qual é o objetivo que a sua marca precisa alcançar: reconhecimento, consideração ou conversão? A partir daí, ficará mais fácil desenvolver um conteúdo direcionado e a mensagem principal para os seus anúncios.

Sua associação utiliza o Instagram como estratégia para alcançar o público? Agora você já sabe por onde começar. Empenhe-se e compartilhe sua história com a comunidade COGEA.