NEWS

Membros e games: participação efetiva nas rotinas associativas

Engajando público e colaboradores em relacionamentos contínuos

Para despertar uma competição amistosa e criar novidades para sua conferência anual, a Associação de Profissionais de Gerenciamento de Mudanças (ACMP), nos EUA, questiona os membros semanalmente sobre as curiosidades relacionadas à associação.

Os “game shows” podem ser divertidos e viciantes, então por que não alavancar parte dessa energia para aumentar o engajamento de sua associação? Isso é o que a ACMP faz na preparação para sua conferência anual, usando a gamificação para criar um perfil de suas filiais locais e gerar entusiasmo em suas reuniões.

O ACMP “Road to Conference Challenge”, ou em tradução livre “Rumo para Conferência do Desafio”, é um game de perguntas e respostas que os membros jogam um trimestre antes da conferência. Uma vez por semana, um boletim informativo, enviado por e-mail, faz o perfil de uma regional diferente da ACMP.

Na parte inferior da newsletter, os membros clicam em um link para responder a um questionário de quatro perguntas sobre uma unidade da ACMP. Os membros que respondem a todas as perguntas corretamente todas as semanas são inscritos em um conjunto de prêmios.

Os ganhos podem ser desde um cartão-presente de mil dólares, ou uma inscrição gratuita para a conferência do ano seguinte. Os vencedores devem estar presentes na sessão geral de abertura para receber seus prêmios.

Por que isso funciona?
O questionário promove capítulos e ajuda os membros a se sentirem conectados, diz Adrienne Fierro, diretora de marketing e comunicação. “Nossas unidades têm a oportunidade de mostrar suas atividades, conquistas e membros de um formato único e criativo”, ela conta.

“O Road to Conference Challenge oferece uma abordagem divertida para jogos, tanto para a colaboração entre regionais quanto para a construção de relacionamento positivo, antes do principal evento do ano.”
Qual é o bônus?

A próxima sessão de jogos começa em janeiro. A ACMP está usando este período como uma oportunidade para recrutar novos membros para participar. “Já estamos vendo um aumento nas consultas dos membros e um feedback positivo dos associados e das regionais”, diz Fierro.

“Continuaremos a observar como o desafio motiva nossos membros, para que possamos melhorar [a experiência] nos próximos anos”, ela conclui.