Você está preparado para liderar sua organização através de um Update transformador?


As organizações estão mudando e, líderes que olham para a adversidade como uma oportunidade e que não têm medo de navegar criativamente em desafios surgirão com mais sucesso em uma paisagem volátil e em constante mudança.

Estamos encarando as fases iniciais de um novo tempo, o início da construção de uma nova versão de nossa sociedade. Encaramos nos últimos 6 meses uma realidade até então impensada por todos, em que nenhum cidadão passou ileso às mudanças drásticas e de proporções épicas que surgiram nas nossas vidas. Este pode ser sim considerado o fim do mundo, pelo menos do mundo que conhecíamos antes de toda essa nova realidade submergir e nos atingir em cheio. Mas aqui não devemos encarar este termo “fim do mundo” como algo catastrófico ou apocalíptico, mas sim como uma oportunidade de atualização e evolução na melhor versão de nós mesmos.

A atual situação os negócios é ao mesmo tempo um desafio e uma oportunidade, uma vez que em momentos de confusão além do compreensível, como estamos enfrentando atualmente, é que novas ideias e novos líderes surgem, com o aparecimento de novas invenções, desenvolvimento de novas soluções e novas alternativas para mudar o mundo. Justamente o que é necessário agora.

Acredite, se você tem uma visão de como melhorar a realidade e seu entorno, agora é a hora de agir. Os verdadeiros líderes precisam dar um passo à frente, criar, inventar, desenvolver e mudar o mundo. Agora é a hora de agir.

Com todo o desconforto e falta de clareza em nossas vidas profissionais e pessoais, os líderes devem se consolar em saber que não estão sozinhos. O que eles estão experimentando certamente não é novo ou incomum. Na verdade, o que todos estão experimentando é um estado de volatilidade, incerteza, complexidade e ambiguidade (VUCA). Termo que teve sua origem em meados dos anos 90 no Colégio de Guerra do Exército dos EUA para descrever o mundo após a Guerra Fria e que hoje descreve perfeitamente nosso ambiente global.

A VUCA está em todos os lugares, não apenas no mundo dos negócios, mas em nossas vidas pessoais também. Normalmente, como nação, só experimentamos um ou dois eventos significativos ao mesmo tempo. Durante o primeiro semestre de 2020, um punhado de grandes questões — uma pandemia global, uma divisão política aumentada e uma renovada agitação racial — têm tenso nosso país, economia, saúde pessoal e relações individuais.

Aproveite a oportunidade

Executivos de associações devem estar à frente dos desafios e oportunidades que essas grandes questões criarão à medida que trabalha em um estado constante de VUCA. Líderes lutam para enquadrar as questões macro (e micro) de forma rápida e precisa o suficiente para entender o impacto a curto e longo prazo em suas organizações e seus membros e devem dimensionar o problema, inovar soluções e implementar em velocidade relâmpago.

Eventos imprevisíveis acontecendo fora da organização podem ser negativos ou positivos, mas ambos tornam mais difícil determinar quais decisões são melhores. Flexibilidade importa. Executivos seniores devem solicitar informações em todos os níveis — e ouvir — dentro da organização, precisam ser humanos e autênticos, agir, adaptar-se e ajustar-se mais rápido, sem temer o fracasso.

Agora não é hora de fazer mudanças pequenas e incrementais dentro das organizações. O momento atual exige experimentar novas ideias ousadas, recompensar inovadores internos e promover criadores de valor de membros.

A oportunidade esta ai, basta estar pronto para abraçá-la!