Gestão de Associação Terceiradas: Seu Dream Team?

A realidade das Associações brasileiras é muito diversa da realidade de algumas grandes Associações internacionais, tanto no volume de serviços, gestão de membros e comunidade, atuação, voluntariados, quanto no aspecto de gestão interna, uma vez que manter uma equipe interna diversificada e dedicada é muito dispendioso na nossa realidade.

Por isso mesmo, uma das soluções encontradas é a terceirização das equipes internas para empresas de gestão de associações. Diferente de ter serviços terceirizados, a contratação de uma empresa nestes moldes é um diferencial para as associações justamente pela pluralidade de profissionais disponíveis e dedicados à Associação, mas ao mesmo tempo dedicados e
respondendo como parte integrante das equipes internas, além da adição de novas e diferentes perspectivas à equipe interna para ajudar a descobrir ideias ou soluções.

Muitos se perguntam se o modelo da empresa de gestão de associação (AMC) serviria apenas para pequenas associações com um orçamento limitado para o pessoal, mas muito pelo contrário. O modelo de AMC pode servir para todos os tipos de Associações dos mais variados perfis e portes, uma vez que pode desfrutar de uma gama diversificada de pessoas e
perspectivas de trabalho com a associação.

Em vez de um ou dois funcionários de tempo integral que têm de gerir tudo, desde a governação ao financiamento para conferências e adesão, a equipe dentro de uma AMC pode ter dedicação exclusiva ou dedicação parcial para ajudar a Associação em suas atividades, trazer o seu conjunto de habilidades únicas, experiências e perspectiva para a organização, diversificação de produtos e serviços e possibilitar a descoberta de novas oportunidades todos os dias.

A contratação de uma equipe AMC é útil para o desenvolvimento profissional individual também. Alguém que se especializa em engajamento de membros certamente olha para as informações dos membros de uma forma, mas como eles estão constantemente expostos às ideias compartilhadas pela equipe de conferências e eventos, ou serviços criativos ou Finanças, eles podem começar a ver novas oportunidades e ideias emergem.

Os membros da equipe dentro de uma AMC ampliar sua perspectiva, tornando-se um verdadeiro Dream Team com valor expandido para as associações, independentemente do tamanho.